terça-feira, 12 de outubro de 2010

O Igor aprontou mais uma: Mato Castelhano - Floresta Nacional de Passo Fundo - Capinguí

Foto do Fábio Haas (cabelo) - Ilha do Aconchego no Capinguí.
A foto acima está no Facebook do Xyko Longhi .
Turma:
O Igo Segatt com o Rudy de cúmplice aprontaram mais uma. Um passeio saindo de Passo Fundo, passando por Mato Castelhado, Floresta Nacional de Passo Fundo, Bordas da Represa do Capinguí e finalizando no Posto Ipiranga que fica em frente à estátua em homenagem a Roma (a loba amamentando Rômulo e Remo).
Olha turma, foi uma bela surpresa o itinerário escolhido e além disso o clima ajudou e muito.
Saímos da Praça da Mãe em vinte ciclista (horário marcado para as 8 h, tolerância de 20 min), no caminho um casal agregou-se ao grupo e mais tarde dois outros ciclistas também aderiram ao passeio.
Seguimos em direção à UPF, tomamos a estrada ao lado direito da universidade e seguimos o trajeto tradicional que habitualmente fazemos em direção à EFRICA, cruzando a RS 135. Lá pelas tantas pegamos uma estrada à esquerda em direção à Mato Castelhano.
Em Mato Castelhano paramos no Posto Ipiranga para o "almoço", tínhamos à disposição sanduíches, barras de cereal, bebida isotônica, frutas (bananas), água, Coca Cola e Mirinda. Foi um baita almoço.
Com as forças restabelecidas nos dirigimos para a Floresta Nacional de Passo Fundo, que fica a poucos quilômetros da sede do município.
Para entrar nessa floresta, controlada pelo IBAMA, tínhamos que ter uma licença. Essa licença foi conseguida pelo Igor e pelo Rudy com o auxílio de um ofício mandado pelo César. Na entrada da floresta fomos recebidos por um guarda (armado) que nos deixou entrar. Antes de seguir viagem tivemos que preencher um formulário com nossos nomes e RG. Tudo bem organizado. Só faltou um folheto com as orientações de como se comportar nas estradas da floresta. Mas como todos ciclistas consciente e que sabem que a única coisa que podemos deixar são nossas pegadas (no caso marca dos pneus) e só podemos levar imagens e lembranças.
A floresta é muito bonita com estradas bem conservadas. Uma coisa que eu não gostei foi a presença maciça de Pinus Iliottis o que a torna uma floresta silenciosa pois nenhum pássaro se cria nessas árvores. Vi algumas araucárias, mas poucas para uma floresta.
Na floresta batemos algumas fotos do pessoal, conforme podemos ver abaixo.















Da floresta saímos por uma estrada secundária e tomamos o rumo da Barragem do Capinguí.
Passamos perto de uma das suas bordas, não chegamos a entrar no condomínio por puro desacerto. Alguns já estavam bem adiantados, outros um pouco atrasados e o grupo do meio também não se interessou.
Contornando a represa fomos em direção à Sede Campestre do Clube Comercial.
Num dos entroncamentos mais uma paradinha para mais fotos.





Desse entroncamento seguimos até a estrada que passa em frente à Sede do Clube Comercial. De lá,  através de um loteamento, fomos até a Av. Presidente Vargas. O final do passeio foi no Posto Carga Pesada (aquele que fica na frente da loba alimentando Rômulo e Remo) para um isotônico, Coca Cola e demais refrigerantes. Saí da reunião do grupo um pouco antes e atravessei a Av. Predidente Vargas em direção ao Bosque Lucas Araújo.
Chequei em casa às 15:30 h, uma meia hora além do programado mas ainda em tempo.
Foi um pelo pedal!
Espero que o Igor e outros colegas tenham paciência para organizar mais desses percursos.

Seguem os dados captados pelo meu Garmin:
Rodamos (rodei) da minha casa até a voltar a ela 82,64 km, a uma velocidade média de 16,4 km/h (máxima 50,5 - alguma ladeira fácil de descer), com 4 h e 52 min de tempo total de pedal. Foram 1057 m de subida e 984 m de descida com um gasto total de calorias de 1.617 kCal.




Valeu Igor e Rudy, muito obrigado por nos ter propiciado esse belo passeio.
Obrigado também à toda turma (chegamos em 12) pela parceria, bom papo e momentos agradáveis.
Abraços a todos!
Até a próxima!
Lorenzini

2 comentários:

  1. eu conheço aquela primeira foto, é de minha autoria, foi tirada na Ilha do Aconchego no Capingui num final de tarde, ficou uma bela imagem, postei ela no google earth no local onde eu tirei, abraço "Cabelo" Fábio

    ResponderExcluir
  2. Caro Fábio, parabéns pela foto.
    Encontrei ela no Facebook do Xyko.
    Como o Capinguí tinha sido o roteiro do nosso passeio coloquei ela ai.
    Abraços,
    Lorenzini

    ResponderExcluir