quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ciclista Imaginário - Cada Asfalto uma Ciclofaixa


Ativistas pintando uma ciclofaixa em Curitiba.
No caderno  Sobre Rodas da Zero Hora de hoje (06/01/2011) na página 2 tem uma matéria de Poti Silveira Campos (poti.campos@gmail.com) sobre a iniciativa denominada Cada Asfalto uma Ciclofaixa. As ações que ocorrem em Pelotas e Joinville "reivindica que sejam construídas pistas exclusivas para bicicletas na mesma proporção das implantadas para veículos automotores".
Projeto Ciclistas Imaginários - Pelotas
Fonte Clic RBS Pelotas 

Relata Poti, que o projeto Ciclistas Imaginários, em Pelotas, combina arte e ativismo. Tudo isso para chamar a atenção da comunidade sobre a necessidade de espaço próprio para quem pedala nas áreas urbanas, diz também que ações semelhantes estão sendo feitas em Joinville (SC).
Quem percorreu o circuito Vale Europeu pôde notar nas cidades pelas quais passou a presença dessas ciclofaixas ou ciclovias. Em frente a pousada em Pomerode passava uma ciclofaixa que disputava lugar com a rua, deixando a calçada intacta.
O objetivo é denunciar "a falta de tudo para se andar de bicicleta nas cidades".
De um modo geral esse também é o objetivo da campanha iniciada pela Gigante Bike e abraçada pelo Blog Pedal na Noite.
A educação é o ponto fundamental de todas as campanhas. A presença de vias para uso exclusivo dos ciclistas de nada adianta se elas não forem respeitadas.
Em Porto Alegre havia uma ciclofaixa que unia o Parcão no Moinhos de Vento ao Parque da Redenção e ao Parque Marinha do Brasil. Foi abandonado pois as vias (que funcionava aos sábados, domingos e feriados) não eram respeitadas tanto por motoristas quanto por pedestres. Essas vias em Porto Alegre, a meu ver, cometiam uma grave infração ao utilizar as calçadas como parte delas. Como sabemos lugar de ciclista não é na calçada.
Mas vejam já está havendo uma disseminação da idéia de que a bicicleta pode ser uma alternativa na locomoção urbana, Isso já é uma realidade em muitas cidades do Brasil.
Quem sabe podemos nos mobilizar e colocar Passo Fundo nessa rota também!
Abraços,
Lorenzini
P.S.: para quem quiser saber mais pode acessar o Blog Cada Asfalto uma Ciclofaixa.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário